terça-feira, 13 de outubro de 2009

Celulares descartáveis

Para iniciar a série de postagens do tecno religion escolhi um tema bastante polêmico para muitos: Celulares descartáveis.

A compra de um celular novo, com novos recursos (muitas vezes com perfumarias que mais atrapalham na hora de encontrar algum recurso realmente importante) é realmente um evento que nos deixa muito felizes e geralmente com prestações a perder de vista. Lembro-me que meu primeiro celular (ainda na década passada) foi realmente uma alegria que me fez gastar bastante dinheiro. Pude até pensar "agora sou um cara completo" parece brincadeira, mas quantos de nós já passou por esse tipo de sentimento quando realiza um sonho. No entanto, a natureza humana é bastante interessante. Pouco tempo após já somos capazes de querermos outro modelo mais modelo. A grande bobagem publicitária nos "engole". A mídia é especialista em transformar algo simples em espetacular. Outro celular que agora tem memória para armazenar 50 contatos a mais que o antigo torna-se algo extraordinário. Ou porque agora tem toques polifônicos (nossa), ou porque  acessa internet (maravilha - mais uma forma de gastar o meu crédito). A respeito disso devo perguntar-lhe: tem coisa mais chata do que acessar internet via celular? E é ainda muito caro acessar a rede mundial via celular.

Bem, antigamente antes do advento dos aparelhos celulares falar sozinho era sinal de loucura, hoje falar só, é sinal de status, é legal, é socialmente interessante. Quem não o possui está excluído de negócios, ou mesmo é tido como atrasado ou cafona. No entanto, há o outro lado da história, pois ecologicamente falando é um verdadeiro desastre! Isso mesmo, você já imaginou a quantidade de materiais utilizados na fabricação de um aparelho celular? Não? É, eu imaginei! Todos os celulares contêm diversos tipos de metais pesados que não se degradam no meio ambiente. Também contêm metais que se tornam tóxicos durante um período de tempo. O cádmio por exemplo, presente na maioria dos celulares é cancerígeno e não precisa de grandes doses para ser perigoso. Ele é um dos 7 produtos químicos mais perigosos. O chumbo é outro exemplo de componente químico de alta periculosidade. Este pode até causar problemas ao fígado de um adulto e problemas neurológicos em crianças caso entrem em contato com a corrente sanguínea. Níquel e mercúrio também estão presentes em seu amigo de todas as horas. Todos estes e outros componentes químicos caso não sejam descartados de forma adequada podem causar danos terríveis ao meio ambiente e à saúde pública.

A maioria das baterias de aparelhos celulares são compostas de eletrodos (cátodo) de Cd, que se transforma em Cd(OH)2, e (ânodo) de NiO(OH), que se transforma em Ni(OH)2. O eletrólito é uma mistura de KOH e Li(OH)2.

Há outro problema não tão preocupante quanto ao do meio ambiente, mas que é ainda assim preocupante: a sustentabilidade de tal consumo exagerado. Já existem estudos sérios mostrando que toda a matéria prima para fabricação dos componentes eletrônicos chegará ao fim dentro de 30 anos caso nada seja feito para reduzir o consumo indiscriminado dos aparelhos celulares (pesquise no google ou em outro site de busca de sua preferência). Isso mesmo, chegará ao fim. Será, que podemos fazer algo a respeiro? Devemos jogar fora o nosso querido "amigo" celular? Claro que não! Diminuir o consumo e racionalizar o uso dos celulares (claro isso vale para qualquer consumo de eletrônicos) é o que é recomendado. Evite trocar de celular somente porque surgiu uma novidade, que pensando bem não vai mudar o fundamental do telefone, que é falar! Outra dica interessante é: mantenha o seu celular "vivo" (não estou fazendo propaganda de uma operadora). Não troque o celular por completo. Se for possível troque apenas as peças defeituosas e dê a ele uma sobrevida. Isso até parece muito pouco, mas imagine isso se elevado ao nível mundial, o quanto economizará para nosso planeta em termos de matéria prima e também para o seu bolso em termos financeiros? Lembre nenhuma tecnologia é mais importante do que a saúde de nosso planeta. O único que possuímos e sabemos que é habitável em todo o universo.

Portanto, quando ver aquele celular fantástico com trocentos recursos (que você não usa nem a metade!) e em promoção, pense se vale a pena o prejuízo ambiental que você ocasionará por apenas um aparelho da moda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário